O avanço tecnológico tem tornado os equipamentos ainda mais acessíveis e presentes em nossas vidas. A principal função da tecnologia é fazer com que nos preocupemos menos com o funcionamento e mais em aproveitarmos tudo que a vida nos oferece.
As mudanças climáticas e de comportamento nos levam a permanecer mais tempo em locais fechados e, por isso, os condensadores de ar estão sendo muito utilizados. Dessa forma, o projeto de automação de ar-condicionado se destaca.
O ar-condicionado já passou do status de luxo e vem sendo item essencial em praticamente todos os locais de convivência — casas, apartamentos, escritórios, entre outros. Portanto, o processo de automação desse aparelho já se tornou uma necessidade.
Normalmente, os condensadores de ar não estão presentes em um único ambiente e, sim, em toda a extensão da casa. Por isso, é necessário que a utilização seja otimizada, visto que cada local de convívio exige um funcionamento diferenciado do outro.
De maneira geral, esse projeto fará com que o sistema de ar-condicionado seja ligado a um equipamento central que fará todo o controle do aparelho.
Como funciona a automação de ar-condicionado?
A automação tem como principal função facilitar a vida dos usuários e, com isso, a utilização desse sistema pode ser feita por meio de várias ferramentas. Podemos utilizar o smartphone para programar quais serão os horários e cômodos em que o ar-condicionado será acionado, sendo que não precisa ter proximidade entre os equipamentos.
Além, de dar usabilidade maior para o timer que, normalmente, os condicionadores de ar já possuem, com esse dispositivo em mãos ficará mais fácil também determinar em quais horários e em quais locais o equipamento será desligado.
Mas vale ressaltar que essa função se difere da função dormir, já que uma serve para determinar o horário de desligamento, enquanto o primeiro servirá para economizar energia, diminuindo ou aumentando a temperatura do ambiente no horário de sono.
Quais tipos de ar-condicionado são mais indicados?
O split — modelo mais utilizado pelos brasileiros — justamente leva essa fama por não ser necessário trabalhar na estrutura do ambiente. Em outras palavras, o ar-condicionado é dividido (split) em duas partes: evaporadora(interna) e condensadora (externa).
O funcionamento do multi split é bem similar ao anterior, ganhando destaque em ter mais de uma unidade evaporadora. Por isso é utilizado em projetos mais robustos. Em ambientes maiores, como uma grande sala de estar, uma única evaporadora não seria o suficiente, sendo necessário utilizar mais unidades internas com somente uma unidade externa.
Quais benefícios esse projeto de automação de ar-condicionado traz?
Será visível a diminuição do consumo de energia elétrica, visto que a automação otimizará a utilização do ar-condicionado. Programar por quanto tempo e onde o equipamento funcionará vai ajudar a diminuir o desperdício que surge quando esquecemos de desligar o aparelho.
Sustentabilidade
Além de economizar na conta no final do mês, a automação de ar-condicionado também ajudará na sustentabilidade do meio ambiente, pois, quanto mais otimizado o uso desse equipamento, menor serão a emissão de gases nocivos na natureza e o uso de recurso naturais.
O projeto de automação de ar-condicionado é uma maneira de deixar o seu local de convivência ainda mais confortável e aconchegante.